Notícias

Ex-jogador do Japão, Alex Santos, é o novo gerente das categorias de base do Maringá Futebol Clube

07/03/2019 11:20

Tricolor disputará o Paranaense das categorias sub-15, 17 e 19, além de outras competições regionais e nacionais

 

O Maringá Futebol Clube anunciou na manhã desta quinta-feira (7) o novo gerente das categorias de base da equipe, o ex-jogador do Japão e do próprio MFC, Alessandro dos Santos, mais conhecido como Alex Santos. Ele será o responsável pelas categorias sub-15, sub-17 e sub-19, buscando mais integração e continuidade entre as próprias categorias e o profissional do Tricolor Maringaense.

Alex é nascido em Maringá, mas foi no Japão, atuando pelo Shimizu S-Pulse, Urawa Reds e Nagoya Grampus, que consolidou sua carreira dentro das quatro linhas. Ele ficou mundialmente conhecido por ter disputado duas Copas do Mundo pela seleção japonesa, em 2002 e 2006. Após voltar ao Brasil, atuou pelo Maringá Futebol Clube em 2015, quando disputou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, e encerrou sua carreira em 2016 jogando pelo PSTC.

Alex e Ronaldo durante a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha

Em 2018 o Maringá FC fez uma parceria com seu projeto social, o Instituto Alex Santos, representando o sub-15 e sub-17 do Tricolor no Campeonato Paranaense e os resultados foram ótimos. O sub-15 ficou entre as seis melhores equipes e o sub-17 entre as quatro melhores do Estado. Em 2019 a expectativa é ainda melhor.

“Agora temos essa integração entre as três categorias e o profissional, sem dúvida é uma evolução muito grande para o futebol maringaense, principalmente por gerar oportunidade para jovens da região em um trabalho contínuo. Vamos disputar o Campeonato Paranaense e outras competições regionais e nacionais, buscando dar visibilidade e bagagem para nossos atletas tanto para poderem quem sabe vestir a camisa do profissional do Maringá Futebol Clube ou até mesmo de outras grandes equipes do Brasil”, explicou Alex Santos.

Para o diretor de futebol Paulo Regini, a parceria entre o time e o ex-atleta começou em 2015, quando Alex atuou pelo Maringá. “O Alex dispensa comentários pelo que foi dentro de campo e pela pessoa que é. Nossa parceria na verdade começou em 2015, quando ele jogou pelo clube e iniciamos o interesse em um dia trabalharmos juntos fora de campo com um projeto de base. Ano passado fizemos a parceria com o Instituto e agora conseguimos concretizar o trabalho completo e ele assume como gerente das categorias de base do time”, disse o diretor.

Regini ainda explicou que com o trabalho consolidado nas categorias de base, o time se aproxima ainda mais de se tornar um clube revelador de atletas e começa a buscar por competições nacionais. “Sempre quisemos estruturar nossa categoria de base, isso está no projeto do clube, mas tem custo e leva tempo. Iniciamos ano passado e esse ano damos um grande passo para iniciarmos o trabalho de estruturação para nos tornarmos um clube revelador. Claro que sabemos que isso não é do dia para a noite, e só a continuidade que dará frutos. Agora também começamos a pensar em disputar uma Taça BH, uma Copa São Paulo e outras competições de nível nacional”, finalizou Regini.

Foram anunciados também as comissões técnicas das categorias sub-15 e sub-17. No comando dos mais novos estarão: o treinador Guilherme Borghi, o auxiliar técnico Rafael Gonçalves, o Preparador Físico Francisco Buralli e o treinador de goleiros Claudemir Marques. Já os mais velhos serão comandados por: Tiago Miguel como treinador, Matheus Jaime de auxiliar técnico, Francisco Buralli na preparação física e Claudemir Marques como treinador de goleiros.

As duas categorias já iniciaram os treinamentos no campo da UEM visando a disputa do Paranaense que tem início no dia 27 de abril. No sub-15 o Maringá FC está no grupo B ao lado de Azuris FC, CE União, PSTC e Toledo. No Sub-17 está no grupo A ao lado de Arapongas, Cianorte, Colorado e PSTC.

Já o sub-19 ainda não iniciou os treinamentos e sua comissão técnica será anunciada nos próximos dias. O clube ainda planeja realizar uma seleção de atletas para compor os times que disputarão as competições na temporada 2019, no entanto o dia ainda não está definido e o local provavelmente será no centro de treinamento do clube.

Por assessoria de imprensa.

Fotos: Rodrigo Araújo / MFC

Voltar