Notícias

Elenco do Maringá FC segue trabalhos de pré-temporada com avaliação biomecânica

06/02/2017 19:17

Clube investiu em tecnologia e aposta em diversas maneiras de prevenir problemas físicos em seus jogadores   O Maringá FC ganhou um aliado na prevenção e tratamento de seus atletas para esta temporada: um departamento de biomecânica "de série A". No Instituto Ciam, localizado dentro da Clinisport Prime, o tricolor maringaense guarda um de seus segredos para dar suporte à comissão técnica e conseguir o acesso à primeira divisão do Campeonato Paranaense.
 
Trata-se de uma ciência mesclada a tecnologia capaz de preparar e diagnosticar os atletas a fim de evitar lesões durante a temporada. "A avaliação biomecânica no dinamômetro isocinético é uma análise muscular computadorizada, a qual podemos avaliar os possíveis desequilíbrios e déficits musculares entre os membros colaterais, fornecendo relações quantitativas de força e potência, ou seja, quanto mais equilibrado a musculatura estiver, menor será o risco de os atletas terem lesões musculares ou articulares", explica a professora especialista em biomecânica do Instituto Ciam, Fernanda Luchesse.
 
O resultado das avaliações agradou não só a especialista, como toda comissão técnica do clube. "Ficamos surpreendidos com o resultado dos atletas pois todos estão muito bem, tirando alguns que vêm com lesão do ano passado ou do período inativo, mas nada como a pré-temporada para realinhar a equipe e deixar todos 100%", completa a professora.
 
Segundo o preparador físico do clube, Hamilton Faria, "é de suma importância esse tipo de avaliação para conseguir trabalhar com o rendimento dos atletas com relação ao direcionamento do treino (potência, força máxima e resistência de força) e, com isso, sistematizar da melhor maneira o treinamento a ponto de minimizar a margem de erro e o risco de lesões".
 
Em ritmo de pré-temporada, o grupo se reapresenta amanhã (14/1) no Centro de Treinamento do clube para dar sequência a rotina de treinamentos técnico e tático visando a estreia na divisão de acesso do Campeonato Paranaense, que já tem data definida para começar: 19 de março.
 
Por assessoria de imprensa. Foto: Gustavo Rosas / Maringá FC
 
 

Voltar