Nossa História

História Maringá Futebol Clube.

O Maringá Futebol Clube (MFC) foi fundado em 2010 com o objetivo de se tornar o clube do povo, resgatando a tradição do futebol local pelas mãos de maringaenses, seu nome de fundação foi Grêmio Metropolitano Maringá. Após muito tempo, a cidade voltou a ter um clube de futebol movido pela paixão. No mesmo ano da sua criação, o tricolor maringaense, como ficou conhecido, obteve sua primeira conquista, a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol.

No ano seguinte o MFC chegou a disputar a semifinal da segunda divisão, mas o título da competição veio apenas em 2013, como Metropolitano Maringá, após vencer o Prudentópolis na final da competição. Em 2014, na sua estreia na primeira divisão, já com o nome atual, Maringá Futebol Clube, fez uma campanha espetacular, chegando a grande decisão da elite do futebol paranaense, mas ficando com o vice-campeonato após as disputas nos pênaltis. Esse feito colocou a cidade de Maringá em uma final de Campeonato Paranaense após 33 anos.

Com a boa campanha no Estadual, o time garantiu a participação pela primeira vez no Campeonato Brasileiro da Série D. Com menos patrocinadores, a equipe não conseguiu manter a base de atletas da competição anterior e teve que reformular quase todo o elenco. Com essa mudança o time acabou saindo ainda na primeira fase da competição.

No ano seguinte, 2015, o Tricolor Maringaense realizou mais uma boa campanha no estadual, terminando a primeira fase da competição em quarto lugar, mas acabou sendo eliminado nas quartas de finais. Devido à boa campanha em 2014, o Maringá FC estreou na Copa do Brasil em 2015. Na primeira fase o time eliminou o Madureira – RJ e na segunda fase da competição nacional o MFC enfrentou o Santos de Robinho, Elano e Renato e realizou dois confrontos dignos de decisões.

No primeiro jogo, realizado no Estádio Regional Willie Davids, o Maringá empatou em 2 a 2. Já na segunda partida, o peixe venceu por 1 a 0 e ficou com a vaga. No segundo semestre de 2015 veio o terceiro título da história do Maringá Futebol Clube, a conquista da Taça Federação Paranaense de Futebol (Taça FPF). 

Na final, o Tricolor Maringaense enfrentou o Toledo. No primeiro jogo, no Willie Davids, o Maringá FC venceu por 2 a 0. Na segunda e decisiva partida, o jogo terminou empatado em 1 a 1 e o título ficou com o Dogão. Com a conquista, o Maringá garantiu, de forma antecipada, a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro 2016 pela segunda vez em sua história.

Em 2016, uma ruptura política interna refletiu em campo e o time acabou rebaixado no campeonato Paranaense. No segundo semestre, com a vaga garantida na Série D, o resultado em campo não foi o esperado e o MFC não conseguiu a classificação para a segunda fase.

Após as competições, em agosto de 2016, a nova e atual diretoria assumiu o comando da equipe. Com o objetivo de resgatar a paixão pelo futebol maringaense, a nova gestão desenvolveu um projeto inovador e transparente para o Maringá Futebol Clube. 

O intuito foi tornar o time maringaense um exemplo de gestão e profissionalismo, consequentemente se tornando uma potência do futebol paranaense. Além do cenário estadual, o Maringá Futebol Clube pretendia voltar a ser destaque positivo no cenário nacional.

Em 2017 o Maringá Futebol Clube renasceu e garantiu a conquista dos títulos do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão no primeiro semestre e da Taça Federação Paranaense de Futebol no segundo semestre do ano.

De volta à elite do estado em 2018, o time fez bonito e terminou na quinta colocação geral, ficando atrás apenas de Atlético PR, Coritiba, Londrina e Paraná Clube. Na Série D, novamente o time fez história e garantiu, pela primeira vez, a classificação para a segunda fase da competição. O sonho maior do acesso não foi possível, e o tricolor foi eliminado pelo Caxias - RS, na segunda fase.

Em 2019 os resultados dentro de campo não aconteceram, com apenas três vitórias no Campeonato Paranaense, o clube foi rebaixado para a segunda divisão do estadual. No Brasileiro Série D, a campanha também não foi boa, sendo eliminado ainda na primeira fase da competição. 

Em 2020 o clube disputou a segunda divisão do paranaense, em meio a pandemia e todas as dificuldades financeiras, garantiu o acesso, conquistando o vice-campeonato. 

Já em 2021 o Maringá voltou à elite do futebol paranaense para se consolidar e refletir em campo o que estava sendo feito fora dele. Com uma boa primeira fase, o Tricolor se classificou para as quartas de final, mas acabou eliminado pelo Cascavel. Sem calendário para a equipe profissional no segundo semestre o time reestruturou novamente sua categoria de base, com o sub-19, conquistando a Floriano Cup.

Em 2022 o Maringá Futebol Clube fez história e conquistou todos os seus objetivos iniciais. Com uma excelente campanha no estadual, o tricolor chegou à final do Campeonato Paranaense, eliminando o Cascavel e o Operário nas quartas de final e semifinal, consecutivamente. Na grande decisão, o clube acabou superado pelo Coritiba. 

Com vagas garantidas na Série D e Copa do Brasil de 2023, o Maringá FC não parou por aí. O clube também foi semifinalista no Paranaense sub-20, ficando entre as quatro melhores equipes do estado e garantiu a vaga para a Copa São Paulo de Futebol Junior pela primeira vez na história, se tornando a primeira equipe maringaense a disputar a competição.

O clube ainda se tornou SAF, aumentando ainda mais a segurança para os investidores que acreditam e apoiam o time da cidade.

Em 2023 o clube bateu todos os objetivos do primeiro semestre, ficando em quarto lugar no Campeonato Paranaense e conquistando as vagas para a Série D e Copa do Brasil de 2024. No segundo semestre o clube alcançou sua melhor marca na Série D, passando para a segunda fase da competição, mas não conquistando o acesso para a Série C.

Atualmente o Maringá FC é presidido por João Vitor Mazzer, tendo como CEO da equipe o Clério Júnior e o gerente executivo de futebol, Mauricio Trombetta. Há ainda uma diretoria composta por investidores que atuam como conselheiros.

Maringá Futebol Clube, mais que um time, uma cidade!